Vereadores Participam de Audiência Pública em Pio IX

por Assessoria de Comunicação publicado 26/03/2017 14h45, última modificação 26/03/2017 14h45
O Presidente da Câmara Professor Gernilson e sua comitiva de Parlamentares se fizeram presente na Audiência Pública sobre a problemática da água que assola nossa região.

Foi realizada na manhã deste sábado, 25 de março, na cidade de Pio IX, uma Audiência Pública para discutir a crise hídrica nos municípios da região que são abastecidos pela Adutora de Piaus (Maria Zeneide), localizada no povoado de mesmo nome na divisa dos municípios de São julião e Pio IX. 

Participaram do evento os prefeitos(as) da região, bem como os representantes do Legislativo, e secretários municipais e outros representantes dos cinco municípios da região que são abastecidos pela Adutora de Piaus.

O requerente desta proposição, foi o Vereador Fanuel Adauto (Pio IX), que fez uso da palavra na leitura da referida proposição.

Com a longa estiagem que assola a região, o açude de Piaus encontra-se com apenas 5% de sua capacidade máxima e com o colapso iminente autoridades políticas, civis e eclesiásticas debateram formas de amenizarem o consumo em excesso e quais medidas devem ser tomadas por cada município.

Durante o evento, representantes da Agespisa (Sr. Gesiel), DNOCs (Sr. Djalma Policarpo) e Funasa(Sr. Henrique Pires) foram questionados sobre as medidas de contingenciamento que podem estar sendo tomadas no tocante ao combate ao gasto abusivo de água na região. 

O debate discutiu ainda soluções alternativas que os municípios podem tomar como o aumento do efetivo de carros-pipa, construção de barragens de pequeno porte ou escavação de poços.

Ficou acertado entre os órgãos envolvidos uma maior fiscalização da distribuição de água de Piaus entre os municípios e o combate ao furto de água deve ser intensificado. “Além da seca, o furto de água é um dos maiores responsáveis pelo gasto abusivo da Adutora de Piaus”, declarou o representante da Agespisa, Gesiel.

Os prefeitos das cidades abastecidas pelo Sistema Adutor de Piaus ficou de se reunirem juntamente com os demais órgãos envolvidos com o governo do estado Wellington Dias, para pedir socorro.

A Prefeita de Fronteiras, Dona Maria José Ayres de Sousa, se pronunciou e disse: "Não estou medindo esforços junto aos órgãos competentes para solucionar nossos problemas, e que jamais cruzará os braços diante de tal situação, enfatizou". 

O Vereador Professor Gernilson na sua fala direcionada ao Senhor Djalma Policarpo (DNOCS), pediu uma posição em relação aos reparos necessários sobre o açude BARREIRAS, o mesmo já havia protocolado junto a esse órgão tal solicitação, que até o momento sem retorno, bem como deu a sugestão da perfuração de poços para desafogar a utilização dos açudes que se encontram em situações críticas no seu armazenamento.

O Vereador Izalberto também fez uso do microfone, " Acho que deveriam está presente outros Órgãos do Estado que também são co-responsabilizados por esse momento que enfrentamos. Falou referente a fronteiras que não dispõe de nenhum poço perfurado pelo DNOCS, e que existe no sitio Campos dos Marianos, poços com ótima vazão, que deveriam ser utilizados na nossa cidade, poço esse realizado pela AGESPISA".

Outra questão debatida e que deverá ser enviada a cada município é um termo conjunto que estipulará a cobrança de uma sobretaxa aos consumidores que extrapolarem a meta individual por litros de água em cada residência.

Sr. Gesiel Coordenar da Região 2 (Picos)


Sr. Henrique Pires (Presidente da Funasa)


Sr. Romildo Mafra (Superintendente de Recursos Hídricos - SEMAR)


Comitiva de Fronteiras, Vereadores: Professor Gernilson, Adeilson, Izalberto, Vanderlene e Dr. Juraci.


Imagens: Portal é Noticias.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.